• Turno
 Diurno e noturno
  • Carga Horária do Curso
Diurno: 1961 horas, sendo:
654 horas de estágio supervisionado

Noturno: 1902 horas, sendo:
654 horas de estágio supervisionado

Objetivos: 

O Curso de TÉCNICO EM ENFERMAGEM tem como objetivo capacitar para:

  •  formar TÉCNICOS e AUXILIARES DE ENFERMAGEM capazes de atuar como agentes na promoção da saúde, na prevenção das doenças e na recuperação dos que adoecem, visando à integralidade do ser humano;
  • possibilitar o desenvolvimento de competências que permitam ao aluno exercer a sua cidadania ativa, de forma solidária, no exercício das funções de TÉCNICO EM ENFERMAGEM e AUXILIAR DE ENFERMAGEM;
  • levar o futuro profissional a colocar em suas ações a ciência, a tecnologia e a ética a serviço da vida;
  • integrar o futuro TÉCNICO e AUXILIAR DE ENFERMAGEM com o mercado de trabalho por meio da convivência com o meio profissional.

 

Perfil do profissional:

O TÉCNICO EM ENFERMAGEM é o profissional que atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação dos processos saúde-doença. Colabora com o atendimento das necessidades de saúde do paciente/ cliente, família e comunidade, em todas as faixas etárias. Desenvolve ações de educação para o autocuidado, bem como de segurança no trabalho e de biossegurança nas ações de enfermagem. Promove ações de orientação e preparo do paciente para exames. Realiza cuidados de enfermagem, tais como: curativos, administração de medicamentos e vacinas, nebulizações, procedimentos invasivos, mensuração antropométrica e verificação de sinais vitais, dentre outros. Presta assistência de enfermagem a pacientes clínicos e cirúrgicos em qualquer fase do ciclo vital. Participa de uma equipe multiprofissional com visão crítica e reflexiva, atuando de acordo com princípios éticos. Exerce ações de cidadania e de preservação ambiental.

 

Eixo Tecnológico: AMBIENTE E SAÚDE

Mercado de trabalho:

Instituições hospitalares, ambulatoriais, clínicas, empresas, serviços sociais, serviços de urgência, unidades básicas de saúde, Programa Saúde da Família, home care (domicílio) e instituições de longa permanência para idosos.

Plano de curso