• Turno
 Matutino e noturno
  • Carga Horária do Curso
MÓDULO I + II: 800 horas

MÓDULO I + II + III:
Carga Horária: 1200 horas
TCC: 120 horas

 

Objetivos: 

O objetivo da organização do plano de curso de TÉCNICO EM AGRONEGÓCIO é basicamente o de interpretar o estado atual dos agronegócios no país com ênfase na determinação de oportunidades de inserção dos produtores ao mundo globalizado, com propostas para implementar ações considerando sua relação com linhas estratégicas, instrumentos de cooperação e tecnologias existentes.
Efetuar uma caracterização do desempenho do agronegócio no Brasil no período recente, avaliar as perspectivas futuras dessa expansão face às limitações em termos de preços, políticas macroeconômicas e problemas ambientais, bem como as políticas de desenvolvimento tecnológico, de colonização de novas áreas e de construção de infraestrutura. Interpretar as políticas de crédito, assim como os problemas ambientais gerados pelos desmatamentos.
Agronegócio é toda relação comercial e industrial envolvendo a cadeia produtiva agrícola ou pecuária. No Brasil, o termo agropecuária é usado para definir o uso econômico do solo para cultivo da terra, associado com a criação de animais. Agronegócio, também chamado de agribusiness é um conjunto de negócios relacionados à agricultura do ponto de vista econômico.

 

Perfil do profissional:

O TÉCNICO EM AGRONEGÓCIO é o profissional que aplica técnicas de gestão e de comercialização que visam ao aumento da eficiência do mercado agrícola e agroindustrial. Identifica os segmentos das cadeias produtivas do setor agropecuário. Avalia custos de produção e aspectos econômicos para a comercialização de novos produtos e serviços. Idealiza ações de marketing aplicadas ao agronegócio. Auxilia a organização e execução de atividades de gestão do negócio rural, inclusive empreendimentos da agricultura familiar. Participa de sistemas de gestão ambiental e de promoção do desenvolvimento tecnológico e social visando à qualidade e à sustentabilidade do empreendimento. Orienta produtores e trabalhadores rurais na organização de associações e cooperativas.

 

Eixo Tecnológico: RECURSOS NATURAIS

Mercado de trabalho:

Empreendimentos rurais; empresas agropecuárias; empresas comerciais e agroindustriais; empresas de assistência técnica, consultoria, extensão rural e pesquisa; cooperativas e associações de produtores rurais.

 

Plano de curso